Mais 30 famílias do município de Natércia têm acesso à casa própria

NATÉRCIA (12/12/11) – O Governo de Minas entregou em Natércia, no Sul de Minas, 30 casas construídas pela Cohab, em parceria com o Programa Lares Geraes – Habitação Popular e Minha Casa Minha Vida. Foram inaugurados dois conjuntos habitacionais na cidade: Jardim das Aves (16 casas) e Prefeito Sr. Luis Lopes Fernandes II (14). Somadas as famílias atendidas em 2010 com 30 moradias, agora já chega a 80 o total de beneficiários pela Cohab no município.

Do total de famílias atendidas, nove têm mulheres como titulares do financiamento, tendo sido selecionadas pelos critérios que priorizam as chefes de família na aquisição da casa própria pelo Lares Gerais, programa habitacional do Governo de Minas, e por seus programas parceiros. Na construção dos dois conjuntos foram investidos R$ 1.132.548,27, sendo R$ 652 548,27 aplicados pelo Governo de Minas; R$ 390.000,00 pelo Minha Casa Minha Vida; e R$ 90.000,00 pela prefeitura, sob a forma de doação e urbanização do terreno.

A entrega de chaves aos mutuários dos conjuntos habitacionais de Natércia foi acompanhada pelo prefeito José Airton. Ele agradeceu ao Governo de Minas o investimento na construção dos conjuntos, e à Cohab pela receptividade que sempre teve nas viagens feitas a Belo Horizonte, visando à concretização do empreendimento.

A solenidade ainda contou com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto; do presidente da Cohab, Octacílio Machado Júnior; e de políticos e autoridades da região.

O secretário Bilac Pinto ressaltou a importância da casa própria. Disse que “mais que paredes, portas e janelas, a casa deve ser o local de afeto e carinho, um verdadeiro lar, imprescindível na criação e educação dos filhos”. O secretário aproveitou para anunciar ainda que o Governo de Minas, interessado em prosseguir a política habitacional no Estado, pretende, em parceria com o Governo Federal, construir nos próximos dois anos mais 12 mil casas para as famílias mineiras.

As novas casas de Natércia, as 38 moradias entregues no dia 8 de dezembro em Conceição do Mato Dentro e as 30 a serem inauguradas, nesta segunda-feira (12), em Pequeri, levam a Cohab à marca de 28.024 casas já liberadas aos mutuários. Além dessas, 2.893 casas estão concluídas, mas aguardam o término de obras de urbanização por parte das prefeituras e 1.620 estão em construção.