Convênio da Cohab Minas com o DER beneficia famílias do Sul de Minas e Vale do Mucuri

Teresa de Jesus recebeu uma casa em Consolação
                               Foto: Adélia Maia

BELO HORIZONTE (13/10/11) – Mais quatro famílias remanejadas de suas antigas moradias em função de obras do Programa de Pavimentação de Ligações e Acessos Rodoviários aos Municípios (Proacesso) foram reassentadas em casas construídas pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG), a partir de convênio firmado com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). Foram beneficiados moradores dos municípios de Jacutinga, Borda da Mata e Consolação, no Sul de Minas; e Pavão, no Vale do Mucuri. Na construção das quatro unidades foram investidos R$ 206.084,03.

Até agora, no total, oito famílias foram reassentadas, sendo sete em casas construídas e uma em casa adquirida pela Cohab – todas com recursos do Banco Mundial. Através do convênio com o DER-MG, a Companhia já liberou casas para outras duas famílias, uma em Bonito de Minas e outra em Pedra Bonita, no Leste do Estado.

Sul de Minas

Dona Maria dos Santos, o marido e quatro filhos ganharam uma casa de três quartos, construída em um terreno doado pela prefeitura de Jacutinga. Eles viviam em uma escolinha municipal desativada, à beira da rodovia executada pelo Proacesso para ligar a cidade a Albertina. A moradia improvisada tinha uma instalação sanitária precária e a água era retirada de um poço.

“Dona Maria não acreditava que ganharia uma casa. Ela ficou sem palavras, admirando a casa de três quartos”, conta a engenheira Adélia Maia, que entregou as chaves para os novos moradores. Assistentes sociais e psicólogos assistirão a família na mudança de uma vida isolada no meio rural para o meio urbano.

Outra família beneficiada foi a de Érika Fernandes, que recebeu sua nova casa em Borda da Mata, também no Sul de Minas. Ela, o esposo Sílvio e a filha Dandara viviam em uma casa precária, que já apresentava rachaduras e ficava às margens da rodovia que liga a cidade a Tocos do Mogi.

Feliz com a nova moradia, que fica próxima ao Conjunto Habitacional da Cohab no município, Silvio vai deixar de caminhar os 10 km (ida e volta) que o separavam do trabalho. Agora serão cinco quarteirões.  “A melhor coisa que fizemos foi preferir a casa em vez da indenização. Nunca conseguiríamos construir uma casa como essa, nem com a indenização, nem com nosso dinheiro”, comentou.

No município de Consolação, Tereza de Jesus, de 75 anos, viúva e sem filhos, morava na mesma casa em que nasceu, a um quilômetro do centro da cidade. Com as obras do ProAcesso a sua moradia ficou abaixo do nível da rodovia e próximo a uma curva.

Apesar do risco de acidente ter sido minimizado pelas características da obra, o terreno ficava na faixa de domínio do DER. Por isso, Tereza recebeu outra casa, construída em terreno doado pela prefeitura e onde a Cohab está fazendo um conjunto habitacional. Ela está contente pois ficará perto do irmão, que também foi atendido com uma das casas da Companhia.

Vale do Mucuri

No município de Pavão, no vale do Mucuri, foi beneficiada a família de Reginaldo Salomão. A casa em que morava tinha mais de 60 anos, foi construída pelos pais de Reginaldo quando se casaram e estava muito danificada pela ação do tempo.

Mesmo assim, Reginaldo resistia ao convite da irmã, Dearcy Rodrigo, para morar com ela em Pavão. Segundo ela, Reginaldo dizia sempre que “um dia Deus iria dar uma casinha para ele”. Ele também não conteve a emoção ao receber as chaves da casa nova.