Governador em exercício Alberto Pinto Coelho inaugura obras em Itumirim, no Sul de Minas

Moradora beneficiada pelo Lares Geraes recebe
     as chaves da casa. Foto: Wellington Pedro

O governador em exercício Alberto Pinto Coelho inaugurou neste sábado (25), em Itumirim, no Sul de Minas, diversas obras realizadas com recursos do Governo de Minas. Foram entregues à população o Conjunto Habitacional Irmã Benigna, a alça de acesso “Ponte Vereador José Pereira Coelho”, o Velório Municipal Nossa Senhora das Graças e o asfaltamento de ruas no bairro Campo dos Dias. As obras contaram com investimentos de R$ 1,5 milhão, sendo R$ 1,3 milhão recursos do Estado e R$ 220 mil como contrapartida da prefeitura.

O governador em exercício destacou em seu pronunciamento que o Governo Anastasia tem o compromisso de dar continuidade a programas e projetos que atendam aos anseios da população mineira, independentemente do porte do município no qual ela reside.

“Somos um governo voltado para atenção à cidadania, à busca cada vez maior de tornar o nosso Estado mais igual, de propiciar o desenvolvimento econômico, tendo o Estado a sua função indutora, mas com olhar e atenção especial para todos os municípios do Estado, sejam eles de que dimensões forem. É importante que cada um dos mineiros possa ter a oportunidade de, de onde estiver, criar suas famílias, dar oportunidade de ensino e emprego, acesso à saúde e à segurança, enfim, melhor qualidade de vida. O que assistimos aqui hoje é exatamente a resposta daquilo que nos propusemos: a continuidade desses programas, com toda intensidade”, disse.

Dia histórico

Alberto Pinto Coelho foi recebido pelo prefeito da cidade, Romildo Ismael Alves, no campo de futebol do Itumirim Esporte Clube. Acompanhado pelo presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), Otacílio Machado Júnior, deputados, prefeitos e lideranças da região, o governador em exercício seguiu até a praça Chicre Zakhia, centro da cidade. Alunos da Escola Municipal Castro Alves saudaram a presença dele com bandeiras de Minas Gerais.

Na praça, Alberto Pinto Coelho e Otacílio Machado Júnior fizeram a entrega das chaves a cinco moradores do Conjunto Habitacional Irmã Benigna, representando as 30 famílias beneficiadas pelo programa Lares Geraes – Habitação Popular. Ao lado do prefeito, o governador em exercício descerrou placas alusivas às obras na cidade.

Alberto Pinto Coelho, que na ocasião representou o governador Antonio Anastasia, em viagem ao exterior, também assinou dois convênios com o município de Itumirim. Um deles tem como objetivo a compra de Unidade Móvel de Saúde para o transporte de passageiros em tratamento fora do domicílio. O outro convênio é para pavimentação de ruas no bairro São José. Juntos, os convênios representarão cerca de R$ 300 mil em novos investimentos.

Para o prefeito Romildo Ismael Alves, a entrega de obras à população pelo governador em exercício Alberto Pinto Coelho significa um “dia histórico, de conquistas e de alegria para o município.”

“Agradeço a parceria com o Governo de Minas, com o governador Alberto Pinto Coelho, porque essas obras farão de cada morador um cidadão mais feliz”, disse o prefeito de Itumirim.

Conjunto Habitacional

O conjunto habitacional Irmã Benigna conta com 30 casas, que vão abrigar cerca de 120 pessoas. As casas têm modelo padrão, em lote de 200 m² (em média) e com área construída de 36 m². Possuem uma sala, dois quartos, cozinha, banheiro e área externa coberta. Uma das moradias está adequada para abrigar portadores de deficiência física.

Foram investidos R$ 997,6 mil na implantação do conjunto, R$ 90 mil em recursos do município e R$ 907,6 mil do Governo do Estado, por meio do Programa Lares Geraes.

Capela do Velório

O Governo de Minas também entregou à população a Capela do Velório Municipal, obra viabilizada por meio de convênio com a prefeitura. No total foram investidos R$ 147 mil nas obras, dos quais R$ 120 mil são recursos do Estado. A capela tem duas ante-salas com espaço para realização de até dois rituais fúnebres. A cidade não tinha um velório público.

Infraestrutura de transporte

O município recebeu ainda as obras de asfaltamento de ruas no bairro Campo dos Dias. Foram pavimentados mais de 12 mil m², com investimento de R$ 300 mil do Estado. Já a alça de acesso “Ponte Vereador José Pereira Coelho”, que liga o bairro São José (bairro antigo da cidade) à MG-110, contou com investimento de R$ 112,1 mil do Estado e do município.