Governo de Minas Gerais entrega 30 casas no município de Congonhal

Solenidade de inauguração do conjunto
                     habitacional em Congonhal

O Governo de Minas, por meio da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), entregou nesse sábado (30), em Congonhal, no Sul de Minas, 30 casas do Conjunto Habitacional Loteamento Popular Novo Horizonte. O novo conjunto faz parte o Lares Geraes – Habitação Popular (PLHP) – programa habitacional do Governo do Estado – em parceria com o Minha Casa Minha Vida e a prefeitura.

Ao entregar as chaves das novas moradias, o presidente da Cohab/MG, Octacílio Machado Júnior, destacou que o Governo de Minas cumpre o compromisso de possibilitar o acesso à casa própria por famílias com renda entre 1 e 3 salários mínimos. Dentre as famílias beneficiadas, 10 são chefiadas por mulheres. O conjunto habitacional tem ainda três casas para idosos e duas casas especiais para cadeirantes.

Benefícios

Uma das mulheres beneficiadas é Tailyner Sanches Couto, 24 anos. Auxiliar de escritório, solteira, ela tem um filho, Vitor Henrique, de 6 anos, e morava com ele em uma casa cedida no fundo da casa do pai. Quando soube da inscrição para a aquisição das casas da Cohab/MG, pensou que era a oportunidade de ter um lar estável para o filho. Providenciou toda a documentação sozinha e conseguiu ser selecionada. Achou ótimo o valor da prestação, que, segundo ela, “é menor do que o esperado”.

Já entre os idosos, José Agaci Lima, de 69 anos, foi um dos beneficiados. Aposentado e casado com Maria Aparecida Lima, 57 anos e dona de casa, com quem tem dois filhos e dois netos, o casal mora há 20 anos em Congonhal. Os dois pagavam R$ 180,00 de aluguel. Ao receber a chave da nova casa, José Agaci e a esposa ficaram muito agradecidos pela realização de um sonho.

Outro beneficiado foi o ajudante geral Leandro Gomes, 26 anos. Casado com Lílian Correa Campos Gomes, também 26 anos e dona de casa, tem uma filha, Anelice Campos Gomes, de quatro anos. O casal pagava R$ 300,00 de aluguel, mas precisava da ajuda da avó, dona Iracema, que dava R$ 200,00. Com a casa nova, Leandro já faz plano: o primeiro será construir o muro no lote da casa.

Investimento

Nas obras das 30 moradias foram investidos R$ 1.036.783,44, sendo R$ 556.783,44 com recursos do Governo de Minas, através do Fundo Estadual de Habitação; e R$ 390.000,00, com subsídios do programa Minha Casa Minha Vida. A Prefeitura de Congonhal participou com R$ 90.000,00 na doação do terreno e obras de infraestrutura urbana.