Duzentas famílias recebem casas da Cohab Minas em São Domingos do Prata

 
 Conjunto Padre Antônio Sebastião Ferreira de Barros
                        São Domingos do Prata/MG

Ao som de flauta, violino e violoncelo da Orquestra Arte e Sol da Fundação Monique Leclair, regida pela maestrina Edineide, foi realizada nesta quinta-feira (31), em São Domingos do Prata, a solenidade de entrega do Conjunto Habitacional Bairro Padre Antônio Sebastião Ferreira de Barros, construído pela Cohab Minas para o Lares Geraes Habitação Popular, programa habitacional do Governo de Minas. Foram atendidas 200 famílias com renda de 1 a 3 salários mínimos.

A cerimônia iniciou-se com a interpretação do Hino Nacional, feita pela cantora Yasmin, acompanhada pelo tecladista Guilherme. Na ocasião foi respeitado um minuto de silêncio pela morte do ex-vice-presidente José de Alencar.

Assim que os mutuários convidados ao palco receberam suas chaves e contratos, o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, discursou desejando às famílias muita paz e felicidade nas casas feitas carinhosamente pelo Governo de Minas e pela Cohab. Por sua vez, o presidente da Cohab Minas, Octacílio Machado Júnior,  fez um resumo das realizações da Cohab no Programa Lares Geraes, informando que, desde o começo do programa, o Governo do Estado já entregou 25.746 casas, fora mais de 1.300 já concluídas e mais de 3.200 em construção, incluindo 2.300 em obras na parceria da Cohab com o Minha casa Minha Vida, programa do governo federal.     

Com a entrega do novo conjunto habitacional, vários chefes de família manifestaram sua alegria por realizar o sonho da casa própria. Ex-morador do bairro Boa Vista, em São Domingos do Prata,  Benedito Vieira do Carmo, 55 anos, há 20 aguardava a oportunidade de conquistar uma casa que fosse sua. Aposentado, morava até agora de favor na casa do irmão, embora tivesse trabalhado por muitos anos na construção civil. Por isso, estava radiante ao receber sua nova moradia. “Foi a maior alegria receber a chave, porque morar no que é da gente é diferente”, comentou.

O Conjunto Habitacional Padre Antônio Sebastião Ferreira Barros, construído pela Cohab/MG, com recursos do Fundo Estadual de Habitação, recebeu investimento total  de R$ 5,4 milhões, tendo a Prefeitura de São Domingos do Prata entrado com a contrapartida de R$ 600 mil, na doação e urbanização do terreno.

Durante as obras, foram gerados cerca de 600 empregos diretos e indiretos. Das 200 casas entregues, 74 foram adquiridas por mulheres responsáveis pelo sustento da família. Com esse dado, chega a 12.800 o número de mulheres que já receberam casas construídas pelo Governo de Minas por meio da Cohab Minas. Duas habitações são adaptadas para portadores de necessidades especiais e três pessoas idosas fazem parte da lista de compradores.