Octacílio Machado Júnior assume presidência da Cohab para “poder realizar mais sonhos”

O novo presidente da Cohab Minas, Octacílio Machado
             Júnior, assina o termo de posse

O engenheiro eletricista Octacílio Machado Júnior tomou posse, hoje (16/3) pela manhã, como novo presidente do Conselho de Administração e da Diretoria Executiva da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais – Cohab Minas, sucedendo ao ex-presidente Mauro Brito. O novo dirigente foi escolhido, ontem, pela Assembléia Geral de Acionistas, por indicação do Governo do Estado, sócio majoritário da empresa.

Também tomaram posse na reunião de hoje, para mais 3 anos de mandato, os conselheiros José Antônio Bittencourt Soares, Maria Aparecida Moreira, Lavinia Beatriz Resende Silva, Clermen Gosling Fantoni, Alencar Santos Viana Filho e Amarílio Augusto de Andrade. Este assume em primeiro mandato. Ao tomar posse e empossar o Conselho de Administração, Octacílio Machado Júnior desejou aos conselheiros votos de que, juntos, possam realizar “uma boa gestão”, e manifestou a sua disposição de “lutar por recursos para atender o maior número possível de famílias de baixa renda com a aquisição da casa própria”.

O novo presidente da Cohab pediu aos conselheiros para ajudá-lo e colocou-se à sua disposição para se aproximarem e ouvir sugestões e avaliações, não só positivas, mas também “sobre o que não estiver tão bom”. Por sua vez, o conselheiro Alencar Santos Viana Filho, secretário adjunto de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, ao desejar, como os demais integrantes do Conselho, as boas vindas ao novo presidente, antecipou que a SEDRU e o seu titular, secretário Bilac Pinto, terão o maior empenho em ser parceiros da COHAB, que nos últimos anos dá exemplo de recuperação e realizações”.

Octacílio Machado Júnior frisou que, além de buscar atingir as metas da política habitacional do Governo de Minas, a empresa, sob sua gestão, continuará trabalhando com motivação social. “Construir casa para as famílias que precisam significa contribuir para que elas melhorem suas condições de vida”, disse, acrescentando que assume “o desafio de conduzir a Cohab para somar e prosseguir o trabalho que Mauro Brito trouxe com competência até aqui. E daqui em diante, o nosso desafio é realizarmos mais com o melhor de todos nós, para que o Governo de Minas continue a colher novos e bons resultados da COHAB”. Na reunião, foi lida a ata da Assembleia de Acionistas que consignou “o agradecimento e o reconhecimento do Governo do Estado de Minas Gerais pelo brilhante trabalho desenvolvido pelo Dr. Mauro Sérgio Nery Brito na Presidência da Companhia de Habitação do Estado de Minas Cohab Minas e do seu Conselho  de Administração”.

O novo presidente da Companhia de Habitação foi durante 24 anos engenheiro da CEMIG, onde atuou junto com o então diretor e hoje atual Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, a quem auxiliou também quando este foi Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia. Octacílio contou ainda que é de Brasópolis, no Sul de Minas, “terra de Wenceslau Braz” e da qual se orgulha. Agora, em sua nova função, disse, já tem “maior experiência de vida”, e a sua expectativa é que “o futuro seja pródigo” de modo a “poder realizar mais sonhos”. “Fortalecer a família, proporcionando a elas uma casa digna para morar é multiplicar para a comunidade o que a gente aprendeu até agora”.

Ainda na reunião, cada membro do Conselho de Administração se apresentou ao novo presidente. E todos aproveitaram para elogiar as mudanças ocorridas na Cohab durante os governos Aécio Neves e Antonio Anastasia. “Avanços substanciais foram feitos na Cohab neste governo. Por isso, temos orgulho de participar deste conselho”, falou o economista José Antonio, chefe de gabinete do Secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro. Por sua vez, Amarílio Augusto de Andrade expressou sua satisfação de ingressar no Conselho. Como vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Barbacena, ele destacou “o grande conceito que a Cohab tem na cidade”.