Cohab/MG entra na guerra contra a dengue

As 60 famílias de Espinosa, no Norte de Minas, onde a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) entrega, nesta sexta-feira (14), o Conjunto Habitacional João Paulo II, receberão, junto com as chaves das casas, um material do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, instituída pelo Governo de Minas e agora transformada em lei pelo governador Antonio Anastasia. A partir de agora, as solenidades de liberação das casas nos novos conjuntos habitacionais e os trabalhos desenvolvidos com os moradores desses conjuntos incluirão ações de apoio à campanha contra a dengue.

A cerimônia em Espinosa será realizada às 18h e contará com a presença do presidente da Cohab/MG, Mauro Brito, e do prefeito do município, João Alves Miranda. O material de divulgação do Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, fornecido pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), será fornecido juntamente com o kit da Cohab/MG, que inclui o Manual do Mutuário. Este, por sua vez, já contém informações sobre cuidados com o manuseio do lixo e da caixa d’água para evitar o surgimento de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Durante a solenidade da entrega das casas, será difundida mensagem sobre a importância de todos os mutuários, familiares, vizinhos e cidadãos do município entrarem na guerra contra a dengue, movida, agora de forma permanente, pelos órgãos do Governo do Estado, aliados com prefeituras e outros parceiros, inclusive do setor privado.

Ações

A Cohab/MG já definiu uma série de ações internas e externas dentro da campanha. Além de já haver colocado no site e na intranet links de acesso ao Programa Estadual de Controle Permanente da Dengue, já enviou cartazes sobre o tema para os 18 escritórios regionais da companhia e decidiu publicar mensagens nos boletos das prestações a serem pagas pelos mutuários.

Junto às prefeituras conveniadas de municípios que receberam conjuntos habitacionais construídos para o programa Lares Geraes – Habitação Popular e para suas parcerias com programas federais, como o Minha Casa Minha Vida e o Fundo nacional de Habitação de Interesse Social, as assistentes sociais da Gerência de Administração de Conjuntos Habitacionais e Apoio Social da empresa atuarão com assistentes sociais das prefeituras, incluindo o combate à dengue no trabalho técnico-social de acompanhamento do chamado pós-morar.

Em relação aos funcionários da Cohab/MG, estão previstas ações de mobilização e ainda a capacitação pela Secretaria de Estado de Saúde de engenheiros, fiscais de obras e funcionários dos escritórios regionais para auxiliarem na identificação e remoção de focos de contaminação da doença.

Veja o vídeo da reportagem sobre o dengue móvel da Secretaria de Saúde