Governo de Minas entrega conjunto habitacional em Caldas

O presidente da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), Mauro Brito, entrega, nesta sexta-feira (7), às 18h, em Caldas, o Conjunto Habitacional Recanto Amigo – Etapa II. O conjunto contará com 12 casas, das quais 11 beneficiam mulheres arrimo de família. Além delas, um cadeirante também será atendido com uma Casa Especial Cohab, adaptada para pessoas com deficiência física.

Por causa das chuvas constantes no Sul de Minas, região onde se localiza o município, a solenidade será realizada no plenário da Câmara Municipal, com a presença do prefeito Hugo Camacho Carlos Júnior. O secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, não podendo comparecer, será representado pelo presidente da Cohab/MG.

Na construção do novo conjunto habitacional, o Governo de Minas investiu R$ 443.530,00, enquanto a prefeitura doou, em contrapartida, o terreno e as obras de infraestrutura urbana, incluindo o arruamento e as redes de água, esgoto e energia elétrica. No dia 5 de dezembro de 2008, o Governo de Minas já havia entregado o CH Recanto Amigo – Etapa I, que conta com 25 casas, que custaram, na época, R$ 632.900,66.

No Sul de Minas, foram investidos, ou estão sendo aplicados pelo Governo de Minas, apenas no programa Lares Geraes – Habitação Popular, cerca de R$ 165 milhões entre conjuntos habitacionais entregues, concluídos (à espera do término de obras de infraestrutura a cargo das prefeituras) ou em construção. Os investimentos terão gerado ao final das obras mais de 19 mil empregos diretos e indiretos.

Na região, já foram entregues 6.204 casas em 76 municípios: Andradas, Andrelândia, Arceburgo, Areado, Bandeira do Sul, Boa Esperança, Bom Jesus da Penha, Borda da Mata, Botelhos, Cabo Verde, Caldas, Camanducaia, Campanha, Campestre, Capetinga, Capitólio, Careaçu, Carmo da Cachoeira, Carmo do Rio Claro, Carrancas, Cássia, Claraval, Conceição Aparecida, Conceição do Rio Verde, Coqueiral, Córrego do Bom Jesus, Cruzília, Delfinópolis, Divisa Nova, Estiva, Extrema, Guaranésia, Guaxupé, Ibiraci, Ijaci, Ilicínea, Ingaí, Ipuiuna, Itamogi, Itapeva, Itaú de Minas, Itutinga, Jacuí, Jacutinga, Lambari, Lavras, Luminárias, Machado, Minduri, Monte Santo de Minas, Muzambinho, Natércia, Nepomuceno, Olímpio Noronha, Paraguaçu, Paraisópolis, Passos, Poço Fundo, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Pouso Alto, Pratapólis, Ribeirão Vermelho, Santa Rita de Caldas, Santana da Vargem, São Bento Abade, São Gonçalo do Sapucaí, São Lourenço, São José do Alegre, São Sebastião do Paraíso, São Tomás de Aquino, São Vicente de Minas, Senador Amaral, Seritinga, Três Corações e Wenceslau Brás.

Acham-se concluídas, aguardando apenas o término de obras de infraestrutura, a cargo dos municípios, 236 casas em Carvalhópolis, Conceição das Pedras, Itumirim, Jesuânia, Monte Santo de Minas e Poço Fundo. Ainda estão em construção, 473 casas nos municípios de Arceburgo, Bom Jardim de Minas, Campestre, Cambuí, Elói Mendes, Itapeva, Poços de Caldas e Santa Rita do Sapucaí.

Espinosa

O Governo de Minas entregará na sexta-feira (14), às 18h, o Conjunto Habitacional João Paulo II, em Espinosa, no Norte de Minas, com 60 casas, sendo duas para cadeirantes. A obra custou R$ 1.400.813,83, sendo R$ 960.000,00 de subsídios do programa Minha Casa Minha Vida.