Governo de Minas entrega escrituras a 520 mutuários da Cohab/MG em Santa Luzia

O Governo de Minas, por meio da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), entregou a 520 famílias moradoras dos conjuntos habitacionais Cristina, Palmital e Carreira Comprida, em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), o documento de posse definitiva de suas casas, durante a 3ª solenidade do Mutirão da Escritura. No ato de entrega das escrituras, que foi realizado na quadra da antiga sede do projeto Curumim, foi apresentada em vídeo uma mensagem do governador Antonio Anastasia, gravada especialmente para o evento, na qual ele felicitou a Companhia, os mutuários e a Prefeitura de Santa Luzia pelo resultado do Mutirão.

Participaram da cerimônia da entrega de escrituras, o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Sebastião Navarro, representando o governador Antonio Anastasia; o prefeito de Santa Luzia, Gilberto Dorneles; o vice-presidente da Cohab/MG, Mauro Bomfim, representando o presidente Mauro Brito; o diretor de Habitação, Fradique Gurita; e diversas autoridades do município.

O secretário Sebastião Navarro, ao falar da criação do Mutirão da Escritura, que se iniciou por Poços de Caldas, no Sul de Minas, em 2009, durante sua gestão como presidente da Cohab/MG, ressaltou a continuidade que o presidente Mauro Brito vem dando ao trabalho. Ele salientou também que o acesso à moradia é “uma condição para as famílias terem uma vida digna”.

O vice-presidente Mauro Bomfim frisou a importância da entrega das escrituras “como ato de reconhecimento da cidadania de quem assume plenamente o direito de sua casa própria”. E destacou ainda que o acesso à habitação se firma cada vez mais como um dos direitos sociais assegurados pela Constituição.

Já o diretor de Habitação, Fradique Gurita, lembrou do valor da conquista da escritura para cada um dos mutuários e incentivou cada família atendida pelo Mutirão a não se esquecer de registrar sua escritura. “Aí, sim, ele pode bater no peito e dizer: eu e minha família somos agora donos definitivos de nossa casa”. O diretor também elogiou o apoio da Prefeitura de Santa Luzia, “essencial para a conclusão do trabalho do mutirão das escrituras.” Ele aproveitou para anunciar que a próxima entrega de escrituras será realizada em Uberlândia.

Pela Cohab/MG, participaram do mutirão 14 funcionários, e pela Prefeitura de Santa Luzia, nove, coordenado pelo assessor de Habitação, Eduardo Cabral de Oliveira.