Governo de Minas entrega em Cruzília 50 casas construídas pela COHAB

O presidente da Cohab Minas, Mauro Brito,
   entrega à mutuária de Cruzília as chaves
                          de sua moradia

Cinquenta casas do conjunto habitacional de Cruzília, no Sul de Minas foram entregues pelo Governo de Minas, na tarde de sábado (15/05). As famílias receberam as chaves das unidades do Conjunto Habitacional Campo de Aviação, construído pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG) dentro do programa Lares Geraes Habitação Popular.

O presidente da Cohab Minas, Mauro Brito, entregou as chaves para a moradora Silvana Donizete da Silva Oliveira, 36 anos, mãe de três filhas, sendo a mais velha cadeirante. A casa é adaptada e mais espaçosa: uma preocupação da Cohab visando oferecer mais acessibilidade às pessoas com deficiência, como a menina Liliane, 12 anos.

Sensível à importância da casa própria para uma família, o presidente falou sobre a diferença entre o lar e a casa. “A casa é onde dormimos, nos alimentamos, cumprimos a rotina do dia a dia. No lar, é diferente: o lar é onde descansamos, convivemos em família e para onde queremos voltar depois de um dia cansativo de trabalho”.

Além do presidente Mauro Brito, estavam presentes na cerimônia o prefeito José Carlos Maciel de Alckmin, o presidente da Câmara de Vereadores, Eduardo Maércio Fróes; diversos vereadores do município.

MUITO ESPECIAL

Dentre os novos donos da casa própria do Conjunto Habitacional Campo de Aviação, 21 são mulheres, três são pessoas com deficiência e um é idoso. Uma das mutuárias é Silvana Donizete. Religiosa e sem perder a fé num futuro melhor, a sorridente mutuária tem uma história de luta e superação ao lado de sua família. Moradora do município de Cruzília, na Vila Magalhães, ela vivia em uma casa alugada e com pouca infraestrutura, com o seu companheiro, o trabalhador rural Amarildo Alves Madeira, 34, e suas filhas Liliane Silva Madeira, Marinara Aparecida Silva Madeira, 10, e Vanessa Aparecida Silva Madeira 8 anos.

Diarista e dona de casa, Silvana ocupa também uma função muito especial. Além de se dedicar às duas filhas mais novas, ela cumpre com alegria e carinho a rotina de levar a sua filha mais velha, Liliane, quatro vezes na semana ao fonoaudiólogo, fisioterapeuta e terapeuta ocupacional. Foi com sorriso nos lábios e um brilho especial nos olhos que a família recebeu a equipe da Cohab. Liliane era a mais feliz com a notícia do recebimento das chaves ainda naquele dia.

ELOI MENDES

Na sexta-feira (14/05), o Governo de Minas, por meio da Cohab Minas assinou convênio com a Prefeitura de Elói Mendes, no Sul de Minas, visando à construção de 45 casas populares, no âmbito do PLHP.  Para o prefeito Natal Donizetti Cadorini,  graças ao empenho do presidente Mauro Brito e da equipe da Cohab, a construção das casas vai ajudar a diminuir o déficit habitacional do município. “Estamos muito agradecidos, pois a realização da casa própria é o sonho de muitas famílias carentes de nossa cidade”.

“Estamos à disposição dos municípios para a construção de casas populares, que ocorrem a partir da vontade do município em participar do Programa Lares Geraes Habitação Popular, do Governo do Estado. É importante destacar que o prefeito Natal cuidou para que a situação financeira do município estivesse em condições de arcar com as obras de infraestrutura e a documentação necessária para a assinatura do convênio fosse viabilizada a tempo”, explicou Mauro Brito.

Além desse município, já foram entregues ou estão em construção novos conjuntos em Areado, Boa Esperança, Campanha, Campestre, Carmo da Cachoeira, Careaçu, Carvalhópolis, Coqueiral, Divisa Nova, Espírito Santo do Dourado, Lambari, Machado, Paraguaçu, Poço Fundo, Santana da Vargem, São Bento Abade, São Gonçalo do Sapucaí.