Canal de Comunicação e Denúncia

O Canal de Comunicação e Denúncia estabelece o relacionamento direto entre os seus usuários e a alta gestão, permitindo que todos tenham comunicação e tratamento com isonomia no que tange ao combate a irregularidades e esclarecimentos de dúvidas sobre comportamentos em consonância com nossas políticas de integridade. Possibilita, ainda, que essa comunicação não incorra em retaliação, devido à possibilidade de anonimato e proteção à identidade do denunciante ou consulente. Além de ser um importante gerador de insumos para a gestão de riscos, inclusive os de fraude e corrupção além de gerar novas oportunidades de melhorias nos processos internos.

Este canal é uma ferramenta importante para garantir que todos possam contribuir para um ambiente de trabalho mais seguro e transparente. Ele pode ser utilizado por colaboradores, fornecedores, parceiros e membros da comunidade.

Sua gestão está sob responsabilidade do Escritório de Integridade, que classificará e encaminhará as demandas do canal às áreas responsáveis pela apuração e tratamento da manifestação, como Comissão de Ética, Comitê de Ética e Órgãos de Controle, além de acompanhar seus indicadores.

Como Usar o Canal de Denúncia:

Para garantir a efetividade na apuração de denúncias, é essencial que as informações fornecidas sejam claras e detalhadas. Ao realizar sua denúncia, por favor, siga estas orientações:

Descreva o fato de forma clara e objetiva: Informe a situação com a maior precisão possível, incluindo datas, horários, locais e envolvidos. A indicação do tempo dos fatos, como dia, hora e local, é crucial para a apuração e correção dos acontecimentos. Quanto mais detalhes, melhor será a análise e apuração do caso.

Anexe documentos ou provas, se possível: Se você tiver evidências, como fotos, e-mails, gravações ou outros documentos, inclua-os na denúncia. Isso facilitará a verificação dos fatos e acelerará o processo.

Informe de forma precisa os envolvidos: Caso a denúncia envolva pessoas específicas, mencione seus nomes e cargos, se possível. Isso permitirá uma investigação mais direcionada.

Seja específico sobre o tipo de irregularidade: Se possível, indique claramente qual tipo de violação está sendo reportada, como corrupção, assédio, fraude, etc. Isso ajuda na classificação e priorização da denúncia.

Garantia de anonimato: O canal de denúncias garante anonimato, caso desejado, mas informações adicionais que possam ser fornecidas aumentam a chance de sucesso na apuração e resolução do caso.

Lembre-se, quanto mais completa for a sua denúncia, mais eficaz será a apuração dos fatos. A Cohab Minas se compromete a tratar todas as denúncias com seriedade e sigilo, assegurando a integridade do processo, respeitando os direitos de todos os envolvidos.

Para realizar uma denúncia agora, clique aqui.