Casas da Cohab em Montes Claros recebem aquecedores solares

Aquecedor Solar instalado em uma unidade
                  habitacional da Cohab Minas

As 225 famílias que moram no Conjunto Habitacional Village III, construído pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) em Montes Claros, no Norte de Minas, serão as primeiras a receberem em suas casas a instalação de aquecedor solar, como resultado da parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) que prevê a implantação do equipamento em 15 mil moradias do Lares Geraes Habitação Popular (PLHP), programa habitacional do Governo de Minas.

A montagem dos aquecedores começa nesta segunda quinzena de maio e, depois de Montes Claros, passará a beneficiar as demais cidades da região Norte que dispõem de conjuntos habitacionais do PLHP e, em seguida, nas demais regiões do Estado. A instalação pela Cemig dos 15 mil aquecedores solares é produto do convênio assinado com a Cohab/MG e atenderá 244 conjuntos habitacionais no total de 172 cidades de todo o Estado.

Os equipamentos do sistema de aquecimento solar substituem os chuveiros elétricos e têm capacidade de 200 litros de água aquecida, que possibilitam a média de cinco banhos diários. Com os aquecedores, o mutuário fará uma economia de 30% a 40% no consumo de energia elétrica. Além disso, serão colocadas a cada ano 25 mil lâmpadas fluorescentes compactas de 25 Watts, de baixo consumo, sendo cinco em cada casa.

A parceria realizada pela Cohab/MG e Cemig foi, recentemente, destaque na revista Sun & Wind Energy, editada na Alemanha e que aborda temas sobre energia renováveis como solar e eólica.

Com o intuito de facilitar a instalação dos equipamentos solares, foram desenvolvidos dois tipos de suporte. Um a ser adotado nos casos onde o engradamento metálico já contempla duas esperas para o encaixe do suporte do boiler; e o segundo, chamado de “individual”, que possui uma base a ser fixada na laje, junto às alvenarias, para atender aos demais engradamentos, inclusive onde foi utilizada a madeira.

Em reunião entre representantes da Cemig – o engenheiro e coordenador do programa na empresa, Davidson Andreoni; o consultor José Carlos Ayres e o gerente Leonardo Resende Rivetti – e da Cohab/MG – o diretor de Desenvolvimento e Construção, José Antônio Cintra; a engenheira Maria Lúcia e o gerente de Obras, Adenilson Dias – foi apresentado e aprovado o projeto de suporte individual. A empresa vencedora da licitação apresentará, oportunamente, para análise e aprovação da Cohab/MG, o projeto do suporte para os engradamentos com duas esperas.

Desse total de 2.286 equipamentos, 1.215 estão em casas construídas pela Cohab/MG no âmbito do Lares – Habitação Popular, programa habitacional do Governo de Minas que vem sendo executado desde meados de 2005. De acordo com o novo convênio firmado entre Cohab/MG e Cemig, em 25 de novembro de 2008, o equipamento tem as seguintes características técnicas:

– Reservatório de 200 litros;

– Atende até cinco banhos diários, com conforto;

– Coletor com dois metros quadrados: coleta média mensal equivalente a 1.430 KWh/mês;

– Horário indicado para banhos: durante o dia;

– GMG/Cohab pioneiros: experiência bem sucedida indicou uso geral; instalação em todas as casas de um conjunto inovação no Brasil;

– Sistema de instalação simplificado, mesmo na casa já pronta, sem danificá-la;

– Abastecimento direto da rede de água pública;

– Etiquetado pelo Inmetro, categoria B; garantia de cinco anos; excelente qualidade;

– Mesmo com céu nublado aquece;

– Economia em torno de 30 a 40% no consumo de energia;

– Alterna com chuveiro elétrico.