COHAB libera escrituras para mais de 160 famílias de Iturama e Frutal

Ao todo, mais de 160 famílias de Iturama e Frutal, no Triângulo Mineiro, receberão a escritura definitiva de seus imóveis, que foram construídos pela COHAB em antigos conjuntos habitacionais daquela cidade. Os documentos serão entregues pelo diretor de Habitação da COHAB, Fradique Gurita – representando o presidente Mauro Brito -, e pelos prefeitos municipais, nesta sexta-feira (dia 11/2), em Iturama e, no sábado, em Frutal.

A liberação dos documentos de posse definitiva e legal dos imóveis resulta do Mutirão da Escritura, programa do Governo de Minas executado pela Cohab Minas em parceria com prefeituras. Em Iturama, a solenidade vai acontecer, às 20 horas, na Câmara Municipal, com a presença do prefeito Cláudio Tomaz de Freitas, e serão liberadas 141 escrituras. Em Frutal, cerca de 20 famílias receberão o documento, mas novos processos deverão ser ultimados até esta sexta-feira. A cerimônia acontecerá no sábado, às 10 horas, também na Câmara Municipal e com a presença da prefeita Maria Cecília Marchi Borges.

Além de liberar o documento para as famílias de Iturama, o diretor da COHAB e o prefeito municipal vão passar às mãos de mais 13 mutuários a escritura do respectivo imóvel, para que assinem e devolvam à Companhia e recebam a assinatura também dos diretores. Outros 50 mutuários receberão ofício da COHAB para completarem a documentação pessoal, a fim de que os procesos tenham andamento. Para Frutal, além de 20 escrituras já emitidas, está prevista a liberação, ainda neste sábado, de novas escrituras para assinatura pelos mutuários

Em cada uma das duas cidades do Triângulo, trabalharam no Mutirão da Escritura cinco funcionários da prefeitura e sete da COHAB. Eles atuaram na coleta de documentos pessoais e dos imóveis, na conclusão de inventários e na emissão dos títulos de posse definitiva e legal dos imóveis, que agora poderão ser registrados em cartório.

Criado no final de 2009, o mutirão é uma iniciativa inovadora do Governo de Minas, por meio da Companhia de Habitação do Estado, e é feita sempre em parceria com os municípios. Cerca de 1.250 famílias já receberam as escrituras em Poços de Caldas, Vespasiano, Santa Luzia e Campina Verde. O Mutirão se acha em andamento, atualmente, em Uberlândia e Conceição das Alagoas. Em Uberlândia, a pedido do prefeito Odelmo Leão, deverá ser iniciado em abril próximo.