COHAB MINAS faz 46 anos em solenidade com presença do Vice-Governador

 
 Crédito da foto: Renato Cobucci

O vice-governador Alberto Pinto Coelho participou, na Cidade Administrativa, da solenidade comemorativa dos 46 anos da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (COHAB MINAS). Durante o evento, realizado na segunda-feira (29/8), foram apresentados resultados da Companhia, que superaram em três vezes a meta proposta para a construção de casas populares nos últimos seis anos.
Desde 2005, quando foi criado o Programa Lares Geraes Habitação Popular, o Governo de Minas construiu 32 mil casas, quando a meta era 10 mil moradias construídas. O número de municípios atendidos chega 393. Das 32 mil casas, 26 mil já foram entregues. Até novembro, deverão ser entregues as chaves da casa nº 30 mil.

A solenidade contou com a apresentação do coral formado por funcionários da companhia e a entrega de placa comemorativa ao funcionário José Abi-Ackel, gerente de Conjuntos Habitacionais e ao vice-governador. Além de servidores, compareceram dentre as demais autoridades o Secretário de Estado de Governo Danilo de Castro, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, deputado federal Bilac Pinto; deputados estaduais, o presidente Octacílio Machado Júnior, demais diretores e 115 empregados da COHAB MINAS. Também estavam presentes os ex-presidentes Teodoro Lamounier e Sebastião Navarro.

Durante a cerimônia houve ainda posse simbólica da nova diretoria composta pelo presidente Otacílio Machado Júnior, pelo vice Mauro Brito, pelo diretor Administrativo e Financeiro, Paulo Roberto Delgado; pelo diretor de Desenvolvimento e Construção José Antônio Cintra; e pelo diretor da Habitação, Fradique Gurita da Silva.

 “Estamos aqui hoje comemorando números extremamente significativos, e nada demonstrado aqui seria possível sem o corpo de funcionários dedicados, comprometidos”, afirmou Alberto Pinto Coelho. Disse ainda que, ao longo dos 46 anos da empresa ”muitos, provavelmente, passaram por momentos de boas expectativas e momentos em que se imaginou não haver luz no fim do túnel.” Mas ressalvou que todas as dificuldades têm sido compensadas: “De todas as atividades que realizamos, duas são as mais significativas: quando as famílias que já possuem suas casas  assopram as lamparinas e acendem a luz elétrica, e quando entregamos casas a quem não possuía. Mas não há nada que se compare à entrega das chaves às famílias.”

“Celebrar o aniversário de uma empresa pública que chega a quase meio século de existência já é motivo de regozijo”, comemorou o presidente Octacílio Machado Júnior. Ele lembrou que, dentre as várias empresas estatais criadas no início dos anos 60, poucas sobreviveram, e que “o fato de a COHAB estar ativa e ainda vibrante testemunha a sua vitalidade, que vem da sua nobre e ímpar missão no Estado: a de proporcionar o acesso à casa própria para famílias mineiras que não têm dinheiro para comprar sozinha uma moradia e sequer para pagar aluguel”.

O Presidente, como engenheiro eletricista, comparou a situação atual da COHAB com as usinas que geram energia elétrica no regime chamado de “batelada”, gerando eletricidade para atender determinada demanda, e não em fluxo contínuo que abastece de forma integrada o sistema como um todo. Por isso, defendeu que a Companhia deixe de operar também por “bateladas”, e passe a construir casas “em fluxo contínuo para ofertar casas de forma constante e regular às famílias de 1 a 3 salários aonde elas estiverem.” E completou: “Esse grande alvo estratégico é que permitirá à COHAB MINAS comemorar ainda mais os seus próximos e muitos anos de vida.”

Em sua fala, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, deputado federal Bilac Pinto, agradeceu, na pessoa do gerente José Abi-Ackel, “a todos os empregados por transformar a COHAB em uma empresa modelo. O trabalho dedicado de todos demonstra a população que a máquina pública funciona”. Ele lembrou também a emoção das famílias que recebem as chaves de suas casas, dizendo que essa alegria é proporcionada pelo trabalho dos colaboradores da Companhia. “É fundamental que os empregados acreditem que podem realizar o sonho dessas famílias”.

Fundação

A COHAB foi criada em julho de 1965, como sociedade de economia mista, tendo o Estado como sócio majoritário. A empresa nasceu vinculada aos extintos Sistema Financeiro Nacional de Habitação e Banco Nacional de Habitação. Em 1º de novembro de 1967 foi inaugurado o primeiro conjunto habitacional, o Conjunto Vale do Jatobá, em Belo Horizonte, com 1.312 moradias.

Presenças

Além das autoridades mencionadas e dos empregados, compareceram à solenidade comemorativa os deputados estaduais Dalmo Ribeiro Silva, Doutor Viana, Deiró Marra, Rômulo Viegas, Carlos Arantes, Eloísa Helena de Oliveira, representante do senador Clésio Andrade; dos representantes dos deputados Carlos Mosconi,  Anselmo José Domingos, e Elmiro Alves do Nascimento, Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Maria Emília de Almeida e Silva Elias, membro do Conselho Fiscal da COHAB MINAS; Amarílio Augusto de Andrade, membro do Conselho de Administração da Companhia; Alencar Santos Viana Filho, também do Conselho de Administração e Secretário de Estado Adjunto da SEDRU; Paulo Mansur, chefe de gabinete da SEDRU; dom Mauro Moreli, presidente do  CONSEA (Conselho Estadual de Segurança Alimentar); Renato Andrade, Subsecretário de Política Urbana da SEDRU; Beatriz Morais de Sá Rabelo Corrêa, Subsecretária da SEDRU; Valério Máximo Gaboji, Diretor de Operação Centro-Leste da COPASA; Tilden Santiago, Diretor de Meio Ambiente da COPASA; Milton Mendes,  presidente da ASSEMCO; Lavínia Beatriz Resende Silva, membro do Conselho de Administração da COHAB; Jerônimo Donizete da Silva,  vice diretor do DETEL; Paulo de Tarso Machado, chefe de gabinete do DETEL; Agnaldo Mascarenhas, Subsecretário de Assuntos Municipais; Élson Alípio Junior, representante da Casa Civil e Relações Institucionais; Luiz Guimarães Mesquita; do ISBET; Lisley Aparecida Raydan, representante do Instituto de Desenvolvimento Habitacional e Urbano.