Cohab Minas recebe visita de membros da Companhia de Habitação do Paraná

BELO HORIZONTE (29/11/11) – Representantes da Companhia de Habitação do Estado do Paraná (Cohapar) visitam, nesta semana, a Cohab Minas. Eles farão reuniões de trabalho e conhecerão as experiências da companhia mineira no Mutirão da Escritura, no atendimento direto aos mutuários e na habilitação, junto à Caixa Econômica Federal (CEF), de contratos antigos com cobertura do Fundo de Compensação de Variação Salarial (FCVS) e enquadrados na Lei 10.150/2000.

A habilitação dos contratos de acordo com essa lei possibilita às Cohabs e aos órgãos congêneres recuperarem os créditos do FCVS e, com eles, pagarem suas dívidas de financiamentos obtidos da União no passado.

O contato para a visita foi feito em Brasília, durante a entrega de propostas para a oferta pública de recursos do Minha Casa, Minha Vida, realizada no dia 16 de novembro. Na oportunidade, o assessor da Diretoria Administrativa e Financeira da Cohapar, Marcírio Machado Siqueira, propôs conhecer o trabalho da Cohab Minas. Segundo o assessor, a companhia paranaense, cuja visita atende a orientação do seu presidente, Mounir Chaowiche, já fez parceria, também, com a Cohab de Curitiba na montagem de dossiês para a CEF.

“Já conhecia o conceito do bom desempenho da Cohab mineira na execução da política habitacional do Estado, mas precisava conhecer de perto, especialmente, a  experiência da empresa na habilitação dos contratos cobertos pelo FCVS”, comentou  o assessor da Cohapar, que faz a visita juntamente com a gerente da Divisão de Fundos, Maria Júlia Monteiro da Rosa.

Na primeira reunião de trabalho, realizada na tarde dessa segunda-feira (28), o gerente de Financiamento da Cohab Minas, Thieres Cordeiro, apresentou aos dois funcionários da Cohapar o histórico do Mutirão da Escritura e explicou a participação dos municípios no programa. Ele mostrou que a emissão das escrituras é de interesse tanto da companhia quanto das prefeituras e mutuários, o que, explicou, favorece o sucesso do programa.

O gerente de Financiamento também falou sobre o sistema de atendimento – o Cohab Atende – e os desafios do seu aperfeiçoamento, já que ele recebe toda a demanda diária dos mutuários a respeito dos seus contratos e também sobre diversas questões relacionadas às casas, como seguro e negociação de dívidas.

Nos próximos dias, além de aprofundarem as discussões sobre o FCVS, Marcírio Siqueira e Maria Júlia Monteiro visitarão o Arquivo Geral da Cohab em Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e deverão se reunir com o diretor Administrativo e Financeiro, Paulo Delgado, e com as assessoras Luziana Vilaça e Ângela Porto para conhecerem também o Fundo Estadual de Habitação (FEH).