Cohab/MG dá desconto a mutuários que amortizem parcela maior da dívida


A Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) aprovou resolução que muda os critérios de renegociação de débitos com mutuários em atraso com a Companhia, com o objetivo de incentivar aqueles que amortizarem maior parcela do débito de uma só vez. Até essa nova resolução, tanto os mutuários mais inadimplentes quanto aqueles que não deixaram acumular seus débitos recebiam anistia igual de grande parcela da dívida.

Agora, a Cohab/MG não fechará nenhuma renegociação, se o mutuário não amortizar ao menos 10% do valor do capital e da correção monetária devidos. Nesse caso, o desconto será de 5% sobre total dos juros e mora incidentes sobre o débito atrasado.

Já o mutuário que quitar integralmente a dívida de capital e a correção monetária receberá desconto de 80% no total dos juros e mora. A resolução prevê ainda as seguintes opções de renegociação: desconto de 30% nos juros e mora para quem pagar 40% do capital e correção; 20% para o pagamento de 30% e 10% de desconto para quem pagar 20%.

A elaboração da nova resolução teve a participação do gerente de Cobrança e Arrecadação, Eduardo Badaró; do gerente Jurídico Ronaldo Tadeu, e da funcionária Vilza Alvarenga, juntamente com o diretor da DHB, Fradique Gurita, e com o presidente da Cohab/MG, Mauro Brito, que propôs a formulação final.

O presidente da Companhia explica que os novos parâmetros de renegociação evitarão que mutuários inadimplentes em muitas prestações se beneficiem do atraso, recebendo desconto integral de juros e mora e onerando as finanças da empresa.

Bônus e TV

Além dos novos critérios de renegociação da dívida, a Cohab/MG instituiu mais dois incentivos para o mutuário manter em dia as prestações de seu financiamento habitacional: o Bônus por Pontualidade, que concede até 25% de desconto nos juros do financiamento para os mutuários do PLHP com menor renda per capita familiar; e a promoção Eu pago em dia, e você? que, de fevereiro a maio, vem sorteando uma TV LCD 32 polegadas entre os mutuários em dia com suas obrigações.