Cohab/MG dá início ao Mutirão da Escritura em Varginha

 
      Arquivo geral da Cohab Minas onde são mantidos
    os processos dos mutuários- Foto: Pedro Gontijo

Com o objetivo de emitir e entregar escrituras definitivas, a Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) inicia, nesta segunda-feira (14), o levantamento dos processos de financiamento habitacional de todos os mutuários de Varginha, no Sul de Minas, que já tiveram seus imóveis quitados.

O levantamento vai indicar quantos contratos de financiamento já estão com a documentação completa e em condições de dar início à elaboração das escrituras. Além disso, vai identificar aqueles que foram transferidos a terceiros e que precisam de atualização dos documentos para posterior emissão do título de posse definitiva e legal do imóvel.

O presidente da Cohab/MG, Mauro Brito, informou que será empregado no Mutirão grande parte da equipe da Gerência de Financiamento, a fim de que o trabalho não demore. Os preparativos do mutirão incluem, dentre outras atividades, a disponibilização de apoio logístico; apoio jurídico aos casos de inventários e separação de mutuários; e divulgação ampla do trabalho, visando mobilizar os mutuários a serem visitados.

Além do levantamento de processos quitados para elaboração das escrituras, ofícios solicitando os papéis pendentes serão enviados aos mutuários com documentação incompleta. “Com o passar dos anos do financiamento, o mutuário pode ter alterado seu estado civil ou já ter falecido. Por isso, vamos informar a cada mutuário atual a relação dos documentos que faltam, a fim de resolvermos a situação e liberar a escritura”, explicou o gerente Ivan Pexoto. “Vamos centralizar esforços para que possamos agilizar o processo. Queremos resultado”, completou Mauro Brito.

Criado no final de 2009, o Mutirão da Escritura é uma iniciativa inovadora da Companhia de Habitação do Estado e foi iniciado, em outubro de 2009, em Poços de Caldas, no Sul de Minas. Cerca de 1,4 mil famílias já receberam as escrituras em Poços de Caldas, Vespasiano, Santa Luzia, Campina Verde, Iturama e Frutal.