Cohab/MG e Cemig implantam aquecedores solares em novos conjuntos habitacionais

BELO HORIZONTE (10/01/11) – A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) prossegue com a implantação de aquecedor solar em casas construídas pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), dando cumprimento ao convênio firmado entre as duas empresas do Estado para instalação do equipamento em 15 mil casas de conjuntos habitacionais. A empresa terceirizada para implantar o sistema termossolar seguirá para o Norte de Minas, nos municípios de Japonvar (60 casas), Brasília de Minas (150), Ubaí (50), Luislândia (56), Icaraí de Minas (60), São Francisco (160), Pintópolis (75) e Chapada Gaúcha (27). Na região Noroeste do Estado, o trabalho se iniciará pelo município de Arinos (32 casas).
Nesta semana, o engenheiro João Carlos, da Gerência de Construção da Cohab/MG, vai vistoriar os equipamentos já colocados em novos conjuntos habitacionais de Rubim, Mata Verde e Coronel Murta, no Vale do Jequitinhonha, e Novorizonte, no Norte de Minas. Na semana seguinte a engenheira Maria Lúcia Teixeira fará o mesmo em Porteirinha, Jaíba e Itacarambi, no Norte de Minas.
Na semana passada, os engenheiros João Carlos e Maria Lúcia Teixeira Costa se reuniram com técnicos da empresa Aquecemax, para avaliar o andamento do programa, ajustar a programação de instalação dos aquecedores e das vistorias e também para ajustes de alguns procedimentos técnicos. Na oportunidade, vistoriaram o protótipo de um novo equipamento que em breve deverá ser adotado. As mudanças no aquecedor são basicamente da caixa da bóia de entrada d’água e das posições das ligações das tubulações de alimentação e consumo.
Esta semana, técnicos da Cohab/MG e da Cemig farão a avaliação geral do programa, que atualmente é executado em Jaíba, no Conjunto Habitacional Bairro Cidade Nova, onde todas as suas 234 unidades receberão o aquecedor até o próximo dia 19. Na sequência, os equipamentos serão instalados nas 76 casas do Conjunto Habitacional Bairro São José, em Itacarambi, construídas pela Cohab/MG por determinação do Governo de Minas, para atender as famílias desabrigadas pelo tremor de terra que atingiu o distrito de Caraíbas no final de dezembro de 2008.
Até o momento, pelo novo convênio Cohab/Cemig, foram colocados 1.599 aquecedores. O programa também contempla a troca de cinco lâmpadas comuns pelas econômicas e também do chuveiro, por um de menor potência.
Já contam com o sistema termossolar, dentro do novo convênio, as casas dos conjuntos habitacionais dos seguintes municípios: Bocaiúva, Conjunto Habitacional Alessandra Vincentin (80 unidades); Engenheiro Navarro, Conjunto Habitacional Antônio Oswaldo de Souza (30); Olhos d’água, Conjunto Habitacional Luiz Dias de Lima (50); Montes Claros, Conjunto Habitacional Village do Lago III (225) e Conjunto Habitacional Village do Lago III (45); Minas Novas, Conjunto Habitacional Prefeito Luiz Leite (46); Aricanduva, Conjunto Habitacional Novo Horizonte (30); Malacacheta, Conjunto Habitacional Bairro Jerusalém (80); Itaipé, Conjunto Habitacional Felicíssimo Coelho de Oliveira (50); Umburatiba, Conjunto Habitacional Nova Esperança (30); São Joaquim de Bicas, Conjunto Habitacional Juca da Jove (56); Crisólita, Conjunto Habitacional Condomínio Alto Bela Vista (18); Machacalis, Conjunto Habitacional Frei Peregrino Loerakker (30); Itapecerica, Conjunto Habitacional Cidade Ecológica (176); Crucilândia, Conjunto Habitacional Viver (46); Piedade dos Gerais, Conjunto Habitacional Bairro Macaúbas (25), Itatiaiuçu, Conjunto Habitacional Bairro Pinheiro (26); Nova Lima, Conjunto Habitacional Paulo Gaetani (70) e Conjunto Habitacional Paulo Gaetani II (33); Barão de Cocais, Conjunto Habitacional Bairro Garcia II (165); Nanuque, Conjunto Habitacional Israel Pinheiro da Silva III (48); Rubim, Conjunto Habitacional Alvorada (15) e Conjunto Habitacional Ipê (12); Mata Verde, Conjunto Habitacional Resgate da Cidadania (50); Novorizonte, Conjunto Habitacional Deusdete Maria de Oliveira (30); Coronel Murta, Bairro José Cayres (26) e Bairro Maria da Glória (63); Porteirinha, Conjunto Habitacional Gentil Martins Ribeiro (50).