Cohab/MG e prefeituras conveniadas fazem campanha contra a dengue


Dentro da campanha estadual de combate permanente à dengue, as prefeituras conveniadas à Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG), na parceria com o programa do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), realizam, desde o final de fevereiro, palestras e oficinas de informações sobre a prevenção contra a doença.

Os eventos executados por técnicos da área de saúde e assistentes sociais dos municípios já atingiram diretamente 188 famílias em cinco cidades: Águas Formosas, Belo Oriente, Miravânia, Ritápolis e São João das Missões. A campanha ainda engaja mais 219 famílias nos municípios de Conceição do Mato Dentro, Coronel Murta, Icaraí de Minas, Itacarambi, Itinga, Januária, Juvenília e Umburatiba. Além dessas cidades, Virgem da Lapa, Conceição da Aparecida e São João del-Rei são alvos da ação.

A iniciativa da Cohab/MG e dos municípios conveniados segue as recomendações da Lei Estadual 19.482, de 12/01/2011, que dispõe sobre medidas de controle da proliferação de mosquitos transmissores da dengue. Nos 13 municípios, um trabalho social já orienta as famílias beneficiadas pela parceria Cohab/FNHIS/Prefeitura durante a construção das casas. Aproveitando esse acompanhamento, a Cohab/MG propôs às prefeituras que fizessem a campanha contra a dengue.

Nas cidades onde já foram ministradas as palestras, a avaliação dos assistentes e técnicos dos municípios é de que tem sido grande o interesse e a aceitação da campanha.

O assistente social da Prefeitura de Miravânia, Antônio Moreno da Silva Júnior, conta que a palestra do secretário Municipal de Saúde e pedagogo especialista em Política Pública de Saúde, Sinvaldo Pereira da Silva, foi muito proveitosa, porque esclareceu todas as dúvidas colocadas pelas 42 famílias que receberão as casas e que participaram da palestra. A assistente social da Prefeitura de Itinga, Noélia Freire, também dá testemunho parecido sobre a palestra da enfermeira e diretora do Departamento Municipal de Assistência Social, Taisa dos Santos Cordeiro. Ela passou aos participantes todas as orientações quanto à infestação da dengue e aos cuidados que devem ser tomados para evitar a proliferação do mosquito. Todos se mostraram interessados e demonstraram compreender a importância e responsabilidade de cada um no combate à dengue.