Governo de Minas entrega mais 60 casas no interior do Estado

Mais 60 famílias mineiras, residentes em Jesuânia, no Sul de Minas, e Felisburgo, no Vale do Jequitinhonha, recebem do Governo de Minas, nesta sexta-feira (8) e sábado (9), as chaves da casa própria, em conjuntos construídos pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) para o programa Lares Geraes – Habitação Popular (PLHP). Das moradias que serão entregues, 29 delas foram adquiridas por mulheres, sendo 16 de Felisburgo e 13 de Jesuânia.

No município de Jesuânia, 30 casas do Conjunto Habitacional São Geraldo serão liberadas aos seus mutuários, em solenidade a ser realizada, nesta sexta-feira (8), às 9 horas, e presidida pelo diretor de Desenvolvimento e Construção, José Antônio Cintra. Já em Felisburgo, outras 30 moradias serão entregues, neste sábado (9), às 17 horas, pelo vice-presidente da Cohab/MG, Mauro Bomfim.

Na construção do conjunto habitacional de Jesuânia, o Governo de Minas investiu R$ 993.943,40 com recursos do Fundo Estadual de Habitação. Já a prefeitura entrou com contrapartida de R$ 90.000,00 na doação e urbanização do terreno. Entre os compradores das casas, um é cadeirante, e, por isso, recebeu uma casa especial, maior e adequada à acessibilidade e mobilidade da pessoa portadora de deficiência.

Por sua vez, foi aplicado nas obras do Conjunto Habitacional Residencial Deusdedith Inácio Pereira, em Felisburgo, o total de R$ 1.030.796,96, tendo a prefeitura participado com a contrapartida de R$ 90.000,00 do custo da doação e urbanização da área. Durante as obras, foram gerados cerca de 90 empregos diretos e indiretos, mesmo benefício ocorrido na construção do conjunto de Jesuânia.

Desde que o Lares Geraes – Habitação Popular começou a ser executado, em meados de 2005, o Governo de Minas já investiu até agora R$ 566,7 milhões, incluindo cerca de R$ 49 milhões captados pela Cohab/MG nos leilões realizados pelo Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), do Ministério das Cidades.

Além disso, o PLHP fez parcerias com o Minha Casa, Minha Vida e com o Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), ampliando os investimentos em mais R$ 44 milhões. Pelo PLHP e por suas parcerias, inclusive as avulsas, o Governo de Minas, com os conjuntos habitacionais em Jesuânia e Felisburgo, chega a marca de 25.806 casas entregues.