Governo de Minas entrega seis casas especiais em Araguari

Seis cadeirantes de Araguari receberam
                            casas especiais

O Governo de Minas entregou a seis cadeirantes de Araguari, no Triângulo Mineiro, casas especiais construídas pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab/MG) no Conjunto Habitacional Residencial Alvorada. Esse conjunto, entregue pelo presidente da Companhia, Mauro Brito, e pelo diretor de Habitação, Fradique Gurita, faz parte do Programa Lares Geraes – Habitação Popular e é o que possui o maior número de tais moradias, com padrão construtivo diferenciado. Com elas, chega agora a 105 o número de casas especiais já entregues a pessoas com deficiência física.

Os cadeirantes beneficiados com a Casa Especial Cohab são Adriana Bernardes, Márcia de Fátima Brasileiro, Elicarda Aparecida Ferreira, Maria Helena Ferreira, Ione dos Santos Cunha e Fabrício Lemes Cortes. Eles recebem as chaves das novas casas em solenidade presidida pelo presidente, Mauro Brito, acompanhado do prefeito municipal, Marco Coelho de Carvalho. O Conjunto Habitacional Residencial Alvorada atende, com moradias do padrão tradicional, 46 famílias de Araguari.

As histórias dos cadeirantes atendidos são sempre pautadas por dificuldades, falta de acessibilidade e superação. Esse é o caso, por exemplo, de dona Ione dos Santos Cunha. Ela tem três filhos e um deles é Alan Alafe Cunha Ramos, deficiente físico de 17 anos. Com o benefício recebido do INSS para o filho e alguns trabalhos de diarista, manicure e cabeleireira, ela pagava R$ 250,00 de aluguel e não morava em um casa adequada. Agora, a situação do filho e da família melhorou. “A casa é maravilhosa, não tenho nem palavras para descrevê-la”, disse dona Ione.

Já dona Maria Helena Ferreira, mãe do cadeirante Luciano Ferreira Silva, de 30 anos, também tem uma história de grandes superações. Luciano nasceu com uma má formação congênita na coluna que o impossibilitou de andar. Esse problema atinge uma em cada mil crianças e hoje, com o avanço da medicina, as cirurgias para a correção do problema é feita ainda no útero. Mas quando Luciano nasceu ainda não havia essa possibilidade. Desde o seu nascimento, ele já fez 10 cirurgias para minimizar seus problemas de saúde. Além disso, Luciano precisa de medicamentos e alimentação especial. Dona Maria Helena completa o benefício que o filho recebe com o trabalho de costureira autônoma. Agora, eles deixam para trás um aluguel de R$ 250,00 e as dificuldades que o filho tinha para se locomover sozinho dentro de casa. Luciano frequenta academia de segunda a sexta-feira, e, da casa nova, poderá ir sozinho de ônibus todos os dias.

Outras histórias

Os demais cadeirantes que vão morar no Conjunto Habitacional Residencial Alvorada também comemoram a conquista da Casa Especial Cohab. Fabrício Lemes Côrtes, de 25 anos, morava de favor na casa dos tios. Ele é estudante e ficou muito feliz com o espaço e a autonomia que a casa nova vai lhe dar.

Adriana Bernardes, de 36, pagava R$ 270,00 de aluguel. É telefonista e vai pagar uma prestação bem menor do que o valor de aluguel. Por ora, ela usa muletas, mas a cadeira vai ajudá-la muito na locomoção.

No final de dezembro de 2007, o então governador Aécio Neves sancionou lei estadual destinando aos candidatos com deficiência física até 12% das moradias dos conjuntos habitacionais edificados pela Cohab/MG.

Antes da liberação das chaves do novo conjunto de Araguari, já tinham sido entregues 99 casas do Lares Geraes – Habitação Popular, programa habitacional do Governo de Minas. Além disso, a Cohab constrói mais 29 casas especiais pela parceria Governo de Minas / governo federal e construirá outras 18, ainda a serem licitadas.

A Casa Especial é construída em lote plano e o seu piso não pode ter desníveis, além de ser cerca de 40% mais espaçosa que a casa comum e ter as janelas mais baixas, a porta mais larga e banheiro adaptado com barras, assento para o banho e pia especial.

Essas e outras características técnicas da casa deram à Cohab/MG o Selo do Mérito 2008, concedido pela Associação Brasileira de Cohabs. O projeto construtivo inovador reforça o caráter de inclusão social e de promoção da cidadania do Lares Geraes – Habitação Popular.