Governo de Minas entrega últimas casas populares de 2011

BELO HORIZONTE (22/12/11) – O Governo de Minas encerra, nesta quinta-feira (22), em Capinópolis, no Triângulo Mineiro, a entrega de casas construídas pela Cohab Minas em 2011. Outras quatro cidades da região – Santa Vitória, Iturama, São Francisco de Sales e Ipiaçu – também receberam, nesta semana, novos conjuntos habitacionais. Ao todo, 291 famílias do Triângulo Mineiro tomaram posse de suas novas moradias.

Representando o presidente da Cohab, Octacílio Machado Júnior, o diretor de Habitação, Fradique Gurita, juntamente com os prefeitos de cada uma das cinco cidades, foi quem fez a entrega das casas. Do total, 194 residências foram adquiridas por mulheres; a maioria priorizada pelo programa habitacional do Governo de Minas, executado pela Cohab, que destina maior pontuação no processo seletivo às famílias com renda de 1 a 2 salários mínimos.

Na construção dos conjuntos no Triângulo foram investidos, aproximadamente, R$ 9,1 milhões. O Governo de Minas participou com R$ 5,7 milhões e o Minha Casa, Minha Vida (MCMV), programa federal parceiro do Lares Gerais Habitação Popular (PLHP), aplicou R$ 2,1 milhões. Já as prefeituras investiram R$ 1,32 milhão em doações e urbanização dos terrenos.

Inaugurações

A primeira inauguração da série foi realizada no município de Santa Vitória. O prefeito Antônio Celso Andrade Domingues e o diretor Fradique Gurita liberaram as chaves de 141 casas dos Conjuntos Habitacionais Bairro Caiapó e Brasil. Uma das unidades é especial, adaptada para pessoa com deficiência física, e 128 casas foram compradas por mulheres.

Na cidade de Iturama, o prefeito Cláudio Tomaz de Freitas e o diretor Fradique Gurita inauguraram o Conjunto Habitacional (CH) Bairro Alcides Veríssimo, com 60 casas; uma delas especial.

Em São Francisco de Sales, foi liberado o CH Joaquim da Conceição Santos. Nele, as chaves de 30 casas foram entregues pelo prefeito Ernane Uemura Barbosa.

O CH Loteamento Primavera, com 30 casas, foi inaugurado na cidade de Ipiaçu. O prefeito Wagner Alves Paranaíba também participou da solenidade.

Encerrando a série de inaugurações, o Diretor de Habitação da Cohab, Fradique Gurita, e a prefeita de Capinópolis, Dinair Maria Pereira Isaac, liberam as chaves de 30 unidades nos CHs Dalva Gomes Gonçalves e Selma Mendes Batista Coelho, na noite desta quinta-feira (22).

Itapeva

No Sul de Minas, mais uma inauguração fez parte da série das últimas solenidades realizadas pela Cohab em 2011. Por intermédio do chefe de gabinete da companhia, João Lincoln de Almeida, 50 famílias de Itapeva receberam as casas do CH Jardim Pôr do Sol. O empreendimento do PLHP teve o custo de, aproximadamente, R$ 1,7 milhão. Os recursos foram oriundos apenas do Governo de Minas e da prefeitura, que investiu R$ 150 mil. Do total de casas, 27 foram adquiridas por mulheres.