Governo de Minas entregou, no sábado, 29 casas construídas pela COHAB em Alvinópolis

O vice-presidente da Cohab Minas, Mauro Bomfim
 entrega à mutuária de Alvinópolis, as chaves da
                     moradia. Foto: Rose Faria

O vice-presidente da Cohab Minas, Mauro Bomfim – representando o presidente Mauro Brito -, e o prefeito municipal de Alvinópolis, João Batista Mateus de Morais, entregaram, no sábado, a vinte e nove famílias de Alvinópolis as casas do CH Novo Cruzeiro. O conjunto foi construído pela Cohab Minas para o Programa Lares Geraes Habitação Popular – PLHP, com recursos provenientes do Fundo Estadual de Habitação – FEH.

A solenidade aconteceu às 10 horas e teve a participação também de outras autoridades convidadas, entre elas o deputado estadual João Vitor Xavier, que ressaltou a alegria de participar da inauguração do primeiro conjunto habitacional de Alvinópolis, no dia que a cidade completava 120 anos. A entrega do novo conjunto em Alvinópolis, região Central, foi a terceira a se realizar este ano: no dia 7 de janeiro foi entregue um conjunto em Caldas (Sul de Minas), e no dia 14, um em Espinosa (Norte de Minas).

A exemplo de Espinosa, também em Alvinópolis a COHAB entregou aos mutuários, junto com o Manual da Casa Própria, o “kit” de orientação sobre medidas de combate à dengue, dentro da campanha de prevenção e controle permanente da doença, promovida pelo Governo de Minas, sob coordenação da Secretaria de Estado da Saúde.

Na construção das 29 moradias, foram investidos R$ 784.219,08, incluindo a contrapartida de R$ 58.000,00 aplicados pela prefeitura, sob a forma de doação e urbanização do terreno, com redes de água, esgoto, energia elétrica e pavimentação primária. O CH Novo Cruzeiro tem 15 moradias adquiridas por mulheres. Uma das beneficiadas é a sra. Claudia Aparecida Faustino.

Com 39 anos de idade, nascida em Alvinópolis, Dona Cláudia foi o primeiro caso do transplante de pulmão realizado em Minas Gerais. Desde o transplante, a Prefeitura e a comunidade do município são sensibilizados com o seu caso. Com a construção do conjunto, ela se inscreveu como candidata à aquisição das casas do novo conjunto e foi selecionada. Sábado, fez questão de estar presente na solenidade, e recebeu as chaves da sua nova casa, das mãos do vice-presidente Mauro Bomfim.

Até então, ela morava em uma casa muito pequena, com apenas três cômodos e pagava R$135,00 de aluguel. Na hora de receber as chaves, Dona Cláudia disse que não tinha palavras para expressar tamanha emoção. Mas, com sua voz rouca e muito baixinha, falou que se considera uma vencedora, porque, depois do transplante que salvou sua vida, ganha agora uma segunda luta: a realização do sonho da casa própria. Para completar a alegria de começar uma nova vida, Dona Cláudia ainda teve a sorte de ser premiada com um dos “kits” de temperos sorteados pela Prefeitura, com a participação da comunidade de Alvinópolis.