Parceria marca entrega de casas a famílias carentes de São Lourenço

Conjunto habitacional Santa Helena/ São Lourenço-MG

SÃO LOURENÇO (09/08/11) – O Governo de Minas beneficiou nesta terça-feira (9) um total de 75 famílias de São Lourenço, no Sul do Estado, com a entrega de casas do Conjunto Habitacional Santa Helena, construído pela Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais (Cohab-MG). A iniciativa é fruto de parceria entre os programas Lares Geraes – Habitação Popular, do Governo de Minas, e Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Os investimentos na obra foram da ordem R$ 1.366.643,52, dos quais R$ R$ 566 mil do Fundo Estadual de Habitação (FEH) e R$ 960 mil, do Programa Minha Casa, Minha Vida. Em todas as casas foram instalados aquecedores solares, conforme convênio firmado pela Cohab Minas e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru) com a Companhia Energética de Minas (Cemig) .

Durante a solenidade, 12 futuros moradores do conjunto receberam as chaves de suas casas, simbolizando a entrega das moradias às demais famílias atendidas. Em seu pronunciamento, o presidente da Cohab Minas, Octacílio Machado, salientou que a entrega do novo conjunto demonstra a importância que o Governo dá à política habitacional em Minas.

Também presente, o secretário de Estado de Governo, Danilo de Castro, ressaltou a satisfação em inaugurar o Conjunto Habitacional Santa Helena. “Desde 2005, a Cohab ganhou um dinamismo que a tornou uma empresa importante no Estado”, destacou. O secretário enalteceu ainda a importância das parcerias, citando frase do senador Aécio Neves que as considerava um ‘grande trunfo’ de seu governo.

Do total de moradias, 57 foram adquiridas por mulheres, o que foi destacado em seu discurso pela secretária Nacional de Habitação, Inês Magalhães, ao elogiar que a prefeitura, como parceira do empreendimento, e a Cohab Minas, como executora do programa habitacional do Governo de Minas, atendem a meta do Programa Minha Casa, Minha Vida 2, de priorizar o acesso das mulheres à aquisição da casa própria.